Aqui vão alguns passos desde a consolidação do projeto de infraestrutura, até o embarque para outros paises como destino final!
INFRAESTRUTURA:
EXTRAÇÃO E CARREGAMENTO:
Segundo a própria empresa, são utilizados no quadro de maquinas 19 escavadeiras e 15 pás carregadeiras, que retiram o minério de ferro de bancadas de 15 metros de altura e carregam caminhões fora de estrada. Ao todo, 800 mil toneladas de material são movimentados ao dia, suficiente para encher o estádio do Maracanã em 24 horas. Destes, 450 mil toneladas possuem teor de ferro para utilização industrial. O resto é estéril, que é devolvido ao solo.
TRANSPORTE:
São utilizados 105 caminhões fora de estrada com capacidade para transportar até 400 toneladas (a carga de um Boeing 747, que leva, em média, 415 passageiros) carregam o minério para a britagem, a primeira etapa do processo de beneficiamento.
BRITAGEM:
A britagem tem como objetivo separar o minério de ferro em três tamanhos diferentes. Esse processo pode ser repetido até três vezes para atingir o tamanho pré-estabelecido.
Depois de chegar de caminhão aos britadores, o minério passa a ser movimentado em esteiras conhecidas como correias transportadoras. A usina tem uma malha de 85 quilômetros de correias transportadoras, quase suficiente para cobrir a distância entre São Paulo e Campinas.
PENEIRAMENTO:
ESTOCAGEM:
O minério de ferro é levado para o pátio de estocagem em esteiras e empilhado. São quatro empilhadeiras e uma máquina que, além de empilhar, recupera o material. O pátio tem capacidade para estocar três milhões de toneladas de minério de ferro. São cinco pátios, cada um com um quilômetro de extensão e 60 metros de largura. O processo de beneficiamento para aqui.
O trem de carga da Vale passa por baixo dos silos para ser carregado num processo que leva, em média, 2h30. Quando está carregado, o trem percorre 892 km até São Luís, no Maranhão. É uma linha única com 57 pátios de cruzamento.
Quando o navio atraca, recuperadoras de caçamba enviam o minério estocado a correias transportadoras, que o descarregam nos porões do navio. Um dos navios é o Berge Stahl, considerado o maior do mundo, que só faz a rota Rotterdã, na Holanda, e São Luís, no Maranhão. A carga transportada por ele é capaz de encher o estádio do Maracanã em duas viagens
FONTE:http://economia.ig.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário